Usina na mão, negócio seguroㅤㅤㅤㅤ

A operação de plantas de beneficiamento mineral possui diversos desafios que podem ser enfrentados por operadores que têm à sua disposição informações suficientes e confiáveis em relação ao desempenho do processo, principalmente ao longo do seu turno de operação, com acompanhamento remoto e online.

Atingir a estabilidade operacional ao longo da rota de processos é um desses grandes desafios. O fluxo produtivo de cada área operacional possui dinâmica própria de trabalho, gerando saídas e convertendo-se em entradas de outras áreas operacionais. Tudo isso, adicionado à quantidade e variabilidade dos indicadores envolvidos no processo, particularmente complexo quando há elevadas cargas circulantes, aumentando o grau de dificuldade para alcançar a estabilidade operacional desejada. 

A gestão eficiente do desempenho operacional de plantas de beneficiamento tem sido um dos principais gargalos tecnológicos para pequenas e médias mineradoras, muitas delas ainda trabalhando com registros manuais em planilhas. Defendemos soluções tecnológicas simples, adequadas à realidade de cada cliente e construídas a partir de uma visão técnica de processos que garante padronização e confiabilidade das informações.

Plataformas tecnológicas modernas disponíveis no mercado não conseguem “descer” até a planta para comunicar-se de forma adequada com o chão de fábrica, ilustrando relações imiscíveis, típicas entre uma aparente modernidade digital com o “indócil” cotidiano da operação. A proposta da MOPE tem sido auxiliar nessa comunicação, de baixo para cima.

Imagine, por exemplo, ter importantes grupos operacionais da usina (britadores, moinhos, separadores magnéticos, circuitos de flotação, etc.) com controle de KPIs, acompanhamento gráfico, relatórios de turno, balanço de massa e simulação online para operações chave (ex: moagem, flotação, etc), análises de business intelligence, gestão à vista, acessível do chão de fábrica ao ambiente gerencial e corporativo?

A MOPE já faz esse trabalho através do sistema MOPECONTROL, uma plataforma que dá suporte aos mais variados níveis de gestão em uma planta de beneficiamento mineral:

“Antes da implantação do MOPECONTROL, todo o nosso acompanhamento de indicadores de processo era feito com planilhas de Excel. Como eram várias planilhas, as informações divergiam, o que ocasionava retrabalho devido à necessidade constante de conferências. Com o MOPECONTROL o retrabalho praticamente acabou, porque centralizou todas as informações em um só lugar, facilitando o acesso aos dados de forma confiável.

O MOPECONTROL é utilizado por diversos setores da empresa no dia a dia da planta. Plantonistas e gestores recorrem a ele para reuniões, conferência de dados para fazer mapeamento de todo o processo. São poucas as áreas que não utilizam o MOPECONTROL.”

Kascielle Amorim – Analista de Gestão e Qualidade na ERO Brasil Xavantina

Especialistas em processos minerais da MOPE acompanham e contribuem com recomendações diversas, através de um serviço mensal de suporte. O serviço conta também com suporte técnico contínuo, além implementações de melhorias evolutivas do sistema.

O sistema MOPECONTROL utiliza conceitos de processos e simulações baseados no MODELO OPERACIONAL para orientar a melhoria contínua na planta, o que o torna único no mercado. O MODELO OPERACIONAL é um compêndio de engenharia de processos para diversas operações com transferência de partículas minerais de autoria da MOPE. 

Conte com o apoio da MOPE para alcançar maior estabilidade e desempenho na sua operação. Com a sua usina na mão, o negócio será mais seguro e rentável.

MOPENEWS

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published. Required fields are marked *