Expectativas 2023ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

O ano de 2023 começa com o Ministério de Minas e Energia trazendo perspectivas de uma mineração indutora de desenvolvimento responsável, priorizando o bem estar das populações diretamente afetadas pela atividade e o fomento de práticas mais sustentáveis. O combate a práticas irregulares (garimpo ilegal, etc) por meio de fiscalização e regulação mais eficientes, também está na agenda e tem o apoio de entidades representativas do setor.

Com a tragédia de Brumadinho completando quatro anos, apostar em uma mineração mais responsável e segura permanece como prioridade máxima, principalmente nesse período crítico de chuvas. A retomada do bom senso também se faz necessária para reduzir a geração de rejeitos, onde isso é possível, devido a sua importância na gestão da segurança das barragens no médio e longo prazo. 

Uma possível desaceleração global exigirá atenção redobrada das empresas de mineração, principalmente no que diz respeito ao melhor aproveitamento dos recursos, redução nos custos e aumento de eficiência das unidades operacionais.

A MOPE vem propondo uma mudança de enfoque perante as significativas perdas de competitividade da mineração com a diminuição de teores e de reservas, elevado custo de energia, falta de água, problemas logísticos, restrições socioambientais, oscilação de preços das commodities, etc. A opção seguida nos últimos 40 anos tem sido pelo gigantismo das operações, agredindo a sociedade e o meio ambiente com excesso de rejeitos.

O enfrentamento da queda nos teores dos minérios é um tema importante e também precisa entrar para a lista de prioridades na agenda da mineração e da sociedade.

NOTA

Lamentamos profundamente os acidentes com vítimas fatais ocorridos recentemente. Nossos sentimentos e solidariedade às famílias e empresas.

MOPENEWS

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published. Required fields are marked *