Qual o caminho da tecnologia na mineração?

Editorial en español: ¿Cual es el camino de la tecnologia en la minería?

As plantas de beneficiamento mineral possuem diversos desafios em sua operação, acentuados pela escassez de informações claras e confiáveis. De fato, a gestão eficiente de KPIs operacionais constituem um gargalo tecnológico que ainda atinge com particular intensidade as médias e pequenas mineradoras.

Graças as constantes evoluções tecnológicas, hoje o mercado de TI consegue oferecer uma gama de soluções, todavia, devido aos altos custos envolvidos, é preciso sempre avaliar o contexto e o escopo pois a tecnologia não pode ser um fim em si mesmo. Em geral o objetivo dessas soluções tecnológicas é automatizar alguns processos, padronizar e garantir confiabilidade das informações. Desse modo, para se iniciar um processo de transformação digital dentro de uma unidade operacional, é fundamental que já se tenha maturidade organizacional, processos e padrões operacionais bem estabelecidos.  

Qualquer processo, seja produtivo ou de negócio, precisa estar maduro do ponto de vista de concepção estratégica e organizacional antes de ser suportado por uma solução de tecnologia. Nesse contexto, soluções prontas, engessadas, e que não são concebidas a partir da real necessidade da mineradora, acabam por onerar demasiadamente e não resolver completamente o problema. A escolha de uma solução tecnológica deve abranger não somente a tecnologia em si, mas principalmente o processo produtivo, compreendendo suas reais necessidades antes de qualquer implantação ser feita.

Investimentos em pessoas e em conhecimento técnico do negócio são importantes para que as empresas tenham controle de seus processos e possam tomar decisões compatíveis com seu negócio. A utilização de soluções tecnológicas vem para somar e não pode ser vista com uma bala de prata. Por isso defendemos soluções tecnológicas simples, adequada à realidade e ao problema das mineradoras, e, principalmente, construídas a partir de uma visão técnica sobre como mineradoras devem operar levando em conta suas diversas nuances e características.

Cristian Giudice

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published. Required fields are marked *