A mineração em tempos de coronavírus

Na esteira da declaração da OMS de que o Coronavírus (COVID-19) se configura uma pandemia, acendeu-se as luzes de alerta em diversos países e todas as esferas da sociedade são conclamadas a participar das ações que visam a lidar adequadamente com ela. A principal estratégia adotada pelas autoridades de saúde, até este momento, diz respeito à redução da velocidade de progressão do contágio, pela via da drástica redução do contato social. A intenção é evitar-se, a todo custo, que o crescimento exponencial da demanda cause a saturação da capacidade operacional dos sistemas de saúde. Sem esta medida, estes se veriam colapsados em poucos dias e grande contingente da população, notadamente os mais vulneráveis, veriam-se sem atendimento especializado, aumentando a letalidade do vírus.

Se por um lado os alarmes não devem produzir pânico, por outro, devem ser encarados com a devida seriedade para convocar a nossa responsabilidade e aportá-la também no ambiente de trabalho, ao cumprir as diretrizes preconizadas pelos órgãos de saúde.

Neste sentido algumas precauções têm sido adotadas também por empresas do setor mineral em diferentes localidades do planeta. Em geral têm-se maximizado o trabalho remoto, à exemplo do anunciado movimento da Vale em viabilizar que seus colaboradores exerçam suas atividades a partir de suas casas. Situações semelhantes ocorrem no Chile, Canadá e em outros países, o que é imensamente facilitado pela tecnologia hoje disponível.

Houve momentos em que se dizia que a tecnologia veio para nos separar, atomizar e individualizar, descaracterizando nosso modelo de sociedade coletiva e de convivência grupal. Em diversas situações a modernidade em excesso tem-nos feito perder um pouco a vida “ao vivo”, a luta “frente a frente”, o namoro “olho no olho” e o trabalho de “mãos na massa”. A sociedade se unia em exércitos para fazer frente a grandes inimigos, mas, hoje se divide em mínimas frações para enfrentar com sucesso um inimigo tão pequeno como este novo vírus.

Vamos reconhecer então este novo mérito da tecnologia digital de comunicação, que nos aproxima sem juntar e que une cada vez mais as nossas inteligências ao nos individualizar fisicamente, apenas conectados por uma rede. A tecnologia tem sido uma grande aliada, não somente por sua possibilidade de comunicação em massa, que é de extrema importância para orientar a população, como também por sua adaptação à realidade posta, mitigando possíveis impactos na economia.

Na medida em que o mundo se globaliza caminhando para o encurtamento das distâncias e o aperfeiçoamento das comunicações, a adoção do trabalho remoto tem efeito imediato e contribui com o esforço global para minimizar o avanço de contaminação. Neste quadro, falta apenas trazer até o nosso lar, as usinas operando em tempo real, com indicadores adequados para a gestão remota do seu controle operacional. A MOPE já o está fazendo com o seu sistema MOPECONTROL, acompanhando operações de beneficiamento em forma remota, poupando a nós e aos nossos Clientes de viagens a campo, aglomerações de transporte e riscos de todo tipo. O mundo digital deixa de ser apenas um foro de bate-papo e começa a interagir com o mundo real das operações.

MOPE NEWS

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published. Required fields are marked *