Relação de energia em Modelos de Moagem

Existem diversos aspectos pouco (ou raramente) considerados nos modelos de dimensionamento ou simulação de operações correntes em moinhos tubulares. Neste caso, vou destacar o chamado ângulo de repouso, que aparece nas equações de torque em qualquer modelo convencional (como por exemplo de Molycop).

É comum observar medidas de potência real do moinho em operação bem inferiores que aquelas calculadas por modelo.

CASO 1

Se a boca (overflow) do moinho for muito grande, o volume total de enchimento (que em geral era de 39 a 40%) cai para 33 ou até 30% de volume total efetivo de enchimento.

O moinho com menor enchimento total (bolas + polpa) apresenta menor torque e gera menor aplicação de potência ao minério. Veja o exemplo abaixo para moinho de bolas em operação simulado recentemente pela MOPE:

Se observa que o moinho utiliza apenas 60% do troque que poderia gerar, considerando o seu diâmetro, velocidade e outras variáveis típicas de qualquer modelo. O fornecedor dizia que o moinho iria gerar mais de 7 MW de potência. Isso considerando simulação padrão de Bond (ou Molycop). Como confirmado na prática e com o simulador da MOPE, se observa que para aquele baixo enchimento total (30%) o ângulo de repouso não é de 35%, mas de só 22,7%, para chegar aos 5MW efetivos.

CASO 2

Se o revestimento estiver com muito desgaste ou se a onda do liner for inferior ao diâmetro da bola de reposição, o moinho irá gerar menor torque que o esperado.

A solução de alterar o perfil de revestimento contribuirá para o aumento no torque e na maior aplicação de potência ao minério.

CASO 3

A viscosidade da polpa no interior do moinho es função do tamanho e densidade das partículas, assim como da % de sólidos de operação (medida na % de sólidos da camada em trânsito, que sai pelo overflow).

Com maior viscosidade (alta % de sólidos) a carga moedora não desgarra totalmente da polpa e não se eleva formando o rim, gerando então um menor torque.

A MOPE, desde sua origem, tem na sua logomarca como a figura abaixo à direita, que ilustra a Moagem Seletiva e a nossa compreensão sobre os fenómenos que acontecem no interior do moinho.

CASO 4

O loop de controle e os procedimentos do operador são fundamentais para obter uma adequada maximização do uso da potência do moinho e, com isso, aumentar a tonelagem de produção.

Um Cliente de MOPE tem, dentre outros, esse problema de falta de controle. Com o nosso sistema MOPECONTROL recopilamos os KPIs mais relevantes e avaliamos essa oscilação, a qual foi extremamente grande, entre 5MW a 6,5MW.

Avaliação Mensal:

Variabilidade por Turno:

Variabilidade a cada 2 horas:

Alexis Yovanovic

#mopenews #moagemseletiva #concentraçãoseletiva #mining #minería #selectivemill

Agregar un comentario

Su dirección de correo no se hará público. Los campos requeridos están marcados *