Automação Possívelㅤㅤㅤㅤㅤ

Faz algumas décadas que a automação é uma realidade em complexos industriais, sendo mais ou menos explorada dependendo de investimentos na área. No beneficiamento mineral em particular, a diferença de níveis de automação de uma planta para outra é significativa, o que se justifica pelo fato de que as operações mecânicas de beneficiamento, ainda que não operem com elevada eficiência, são operações que, através de operadores experientes, podem ainda ser trabalhadas manualmente. Também, mesmo em plantas providas de bastante automação, algumas operações unitárias, como moagem e flotação, precisam de modelagem fenomenológica para mitigar o efeito de caixa preta que resulta da mera aplicação de técnicas de Identificação de Sistemas, principalmente quando há cargas circulantes envolvidas.

Em contraste, em outras indústrias como a petroquímica, farmacêutica e siderúrgica, automação é uma necessidade para operação. Entendendo essa realidade, é fundamental que os fornecedores de serviços saibam se adaptar de modo a extrair o máximo que a estrutura existente é capaz de fornecer.

Além de coordenar o processo produtivo, executar leis de controle, manipular atuadores, dentre outros, uma importante função de uma estrutura de automação está na disponibilidade e confiabilidade dos dados de produção. Desse modo, ao obter as informações em tempo real diretamente dos sensores e dos diversos sistemas, reduz-se o trabalho inerente ao processo de captar e disponibilizar informações dentro da organização.

Sabendo que cada empresa possui sua própria realidade e que o processo de integração com a rede de automação deve ser customizado para cada planta, a MOPE propõe através dos seus sistemas de gestão operacional (MOPECONTROL) e de simulação e controle (moagem, flotação e outras), uma estrutura híbrida capaz de fazer aquisição automática de todas as informações possíveis e de interesse para a gestão operacional da usina. Assim reduzimos o trabalho de cadastro de informação e evitamos erros inerentes aos processos manuais. Ainda, consegue-se utilizar a própria estrutura de automação para criação de totalizadores, evitando divergência de informações dentro da planta.

Do ponto de vista da disponibilização das informações, a aquisição automática de dados possibilita  acompanhar de maneira segura a evolução dos indicadores produtivos ao fim do turno, como também facilita ao operador monitorar os indicadores durante o turno de operação, através de uma frequência temporal adequada.

MOPENEWS

Agregar un comentario

Su dirección de correo no se hará público. Los campos requeridos están marcados *