Rumo à estabilidade operacional

Atingir a estabilidade operacional em complexos minerais é um dos grandes desafios enfrentados pelas equipes de processos de uma planta de beneficiamento mineral. O fluxo produtivo de cada área operacional possui dinâmica própria de trabalho, gerando saídas e consumindo entradas de outras áreas operacionais. Tudo isso, adicionado a quantidade e a variabilidade dos indicadores envolvidos no processo, aumentando ainda mais o desafio de se conseguir a estabilidade operacional desejada.

Nesse cenário complexo, é importante que as pessoas envolvidas no dia a dia do processo de beneficiamento tenham em mãos de maneira segura, rápida e confiável informações que suportem a tomada de decisões.

O MOPECONTROL é uma ferramenta capaz de entregar aos operadores e engenheiros de processos informações que podem vir de diversas fontes. Tais como:

  • Manuais: Digitados pelos operadores ao fim de cada turno de trabalho;
  • Automáticas: Adquiridas em tempo real pela rede de automação;
  • Calculadas: Uma combinação de informações de outras fontes que, através de fórmulas matemáticas, resultam em outros indicadores.

Com essas informações em mãos é possível aos operadores:

  • Acompanhar a variabilidades dos indicadores;
  • Realizar comparações entre indicadores além de comparações por períodos;

O MOPECONTROL permite também a análise em tempo real de operações unitárias críticas no processo, com informações que auxiliam a tomar decisões ao longo do turno de trabalho.

Se a estabilidade operacional ainda é um desafio na sua planta, a MOPE coloca à disposição da sua equipe o sistema MOPECONTROL, para ajudar a tomar as melhores decisões no dia a dia.

MOPENEWS

Agregar un comentario

Su dirección de correo no se hará público. Los campos requeridos están marcados *