Mineração Globalㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Salvo exceções, algumas grandes mineradoras globais crescem em sua plataforma corporativa por meio da percepção financeira do “mercado”, imbuído de discursos (como regra geral, executivos corporativos têm rendimentos ou bônus associados a metas ESG), enquanto perdem produtividade em sua base operacional real, com minerais cada vez mais pobres (queda de teores), maiores custos e maior geração de rejeitos. Assim, apesar de muitas mineradoras terem sucesso em sua vida financeira corporativa, elas estão um tanto descuidadas em suas operações cotidianas, apresentando-se cada vez mais precárias perante o erário local. A figura abaixo ilustra a redução radical nas contribuições ao tesouro observada na mineração chilena.

Defendidas pelo preço de “mercado”, como se houvesse um esquema financeiro organizado, as grandes corporações investem fortunas em serviços, equipamentos e insumos de alguns poucos fornecedores globais, e em projetos que visam moer e flotar cada vez mais ganga, aumentando a geração de rejeitos O caso chileno merece destaque, pois, à medida que as mineradoras estrangeiras aumentam a produção, as chilenas mantêm a mesma produção de cobre metálico há quase 20 anos.

O governo chileno e os constituintes convencionais querem aumentar os royalties da mineração para recuperar os valores históricos de arrecadação; confrontando executivos locais e organizações sindicais que mostram apenas o lado da “precariedade” operacional, sem explicar a estagnação produtiva chilena e o próspero negócio mineral/financeiro global, que se sustenta em parte pelas riquezas do subsolo nacional.

Alguns executivos e organizações do setor privado exibem “sabedoria” diante de jovens representantes constitucionais que parecem saber pouco sobre mineração, mas, até agora, essas organizações e executivos não apontaram soluções efetivas para os problemas que a mineração vive: a relação entre o negócio mineral/financeiro global e os países onde as mineradoras estão localizadas, e a queda significativa nos teores do minério.

Intimidar os jovens congressistas não resolve os problemas da mineração chilena, que está estagnada há duas décadas. A queda vertiginosa da contribuição da mineração para a receita tributária merece uma explicação detalhada.

MOPENEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *