Mineração – Indústria de Rejeitos?

As duas maiores tragédias ocorridas no Brasil envolvendo barragens de rejeitos (Mariana e Brumadinho), despertou no setor mineral alguma atenção para o tema. No entanto, a ênfase tem sido dada para formas de disposição e o seu reaproveitamento, deixando a redução na geração fora da pauta de prioridades. Em setembro de 2019 o IBRAM assumiu publicamente que envidaria esforços para desenvolver tecnologias visando a redução na geração de rejeitos, mas ainda nada foi feito nessa direção. 

Vivemos uma escassez de estatísticas oficiais sobre a quantidade de rejeitos de mineração gerados pela indústria no país. No entanto, um estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2012, trouxe dados importantes sobre a geração de rejeitos da mineração no decênio 1996-2005, a partir da análise de quatorze substâncias minerais, sendo que o ferro (35,08%) e o ouro (13,82%) foram os que mais contribuíram para a geração de rejeitos no período. Uma projeção de cenário futuro da geração de rejeitos também foi elaborada, partindo de 348 milhões de toneladas em 2010 para 684 milhões de toneladas em 2030. No cenário trabalhado, o ferro permaneceu como a principal substância geradora de rejeitos.

A crença de que “o rejeito de hoje será a mineração de amanhã” parece nos dar algumas pistas sobre como chegamos a esses números.

Outro estudo sobre a geração de rejeitos no Brasil, elaborado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) em 2017, dividiu o cenário dos rejeitos em duas partes (Cadeia Produtiva e Reaproveitamento de Rejeitos) e trouxe estimativas sobre a quantidade acumulada de rejeitos de mineração entre 2000 e 2014. Estimou-se que foram acumulados cerca de 4,86 bilhões de toneladas de rejeitos no período, sendo que as produções de minério de ferro, ouro e fosfato superaram individualmente o patamar de um bilhão de toneladas cada, e que apenas os dois primeiros representaram 58% do total de rejeitos gerados no período estudado. Segundo estimativa do IPT, a quantidade de rejeitos gerados no ano de 2009 (515 milhões de toneladas) sobre o montante de minério extraído, foi de 35,5%.

O questionamento que fica em relação à segunda parte do estudo do IPT é como vamos reaproveitar os rejeitos de mineração na mesma proporção dos volumes gerados anualmente? Encontrar soluções que acompanhem o ritmo dessa geração está longe de ser razoável. Com um pouco de reflexão, reduzir a geração de rejeitos de mineração se apresenta como um caminho mais plausível para mitigar esse passivo socioambiental.

Há um consenso sobre a queda nos teores das jazidas e a estratégia convencionalmente adotada para enfrentar esse paradigma, tem sido aumentar a capacidade de tratamento do minério de baixo teor, o que gera maiores quantidades de rejeitos. Sendo um dos principais passivos ambientais da mineração, todos os esforços da indústria estão concentrados em gerenciar e manter sob controle verdadeiros tsunamis, ignorando a sua causa principal.

Segundo dados da ANM (Agencia Nacional de Mineração), das 925 barragens cadastradas no SIGBM, 16 apresentam volume superior a 50 milhões m³. Os estados de MG, GO e PA abrigam as sete maiores barragens do país:

MG

> 415 milhões m³ (Ouro)

> 364 milhões m³ (Ouro)

> 209 milhões m³ (Ferro)

> 196 milhões m³ (Fosfato)

> 166 milhões m³ (Ferro)

GO

> 245 milhões m³ (Cobre)

PA

> 141 milhões m³ (Ferro)

Para efeitos de comparação, a famosa Lagoa da Pampulha na cidade de Belo Horizonte, possui 10 milhões m³. Precisaríamos de 41 Lagoas da Pampulha para preencher a maior barragem do país. Segundo a previsão do IPEA para o cenário de 2030, produziremos o equivalente a 68 Lagoas da Pampulha em volume de rejeitos de mineração por ano.

Vista aérea da Lagoa da Pampulha em BH. Fonte: Wikimedia.

A Agenda ESG da Mineração não tem medido esforços para reparar a sua imagem, devido aos dois últimos desastres envolvendo barragens. O enorme volume de rejeitos armazenados e o atual ritmo de geração de rejeitos de mineração no país, continuam sendo a principal causa de insegurança para a mineração e a sociedade.

Apesar dos inúmeros problemas gerados pelo atual paradigma no tratamento de minérios, ainda não vemos o assunto da redução na geração serem temas de debates no meio mineral. Existe um potencial para reduzir a geração de rejeitos finos através de técnicas de Concentração Seletiva, respeitando as diferentes características de cada tipo de minério. A apropriação desse tópico pela Agenda ESG se faz necessária e urgente, uma vez que o cenário à nossa frente tende a piorar se continuarmos nessa toada.

MOPENEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *