Investimento sem produçãoㅤㅤㅤ

O Chile investe dez bilhões de dólares por ano para produzir o mesmo cobre fino, cuja produção se mantém inalterada há 20 anos.

No editorial da semana passada (Lucro sem produtividade), mostramos como as grandes mineradoras apresentam lucros significativos, independente da baixa produtividade do setor mineral (principalmente pela queda nos teores do minério), já que a valorização do preço do mineral no “mercado” tem compensado qualquer ineficiência operacional.

Temos observado como as grandes mineradoras investem uma elevada quantidade de dinheiro sem nova produção, apostando unicamente na generosidade do mercado e no endividamento (privado ou fiscal) para compensar não só sua baixa produtividade, mas também suas dificuldades financeiras. Quem ganha com isso?

O Chile investe quase 10 bilhões de dólares por ano, onde aproximadamente 1/3 desse dinheiro é aplicado na Codelco para produzir rigorosamente o mesmo cobre fino por 20 anos, caindo de 36% para 26% em relação à produção mundial. O mundo investe para produzir e o Chile investe para empatar, mantendo os lucros corporativos, mas reduzindo cada vez mais sua contribuição para o tesouro chileno (isso poderia ser compensado pelos royalties).


Fonte: Consejo Minero

Notícias recentes no Brasil indicam que, muito provavelmente, grandes mineradoras “transportam e vendem” minério de ferro para a Suíça (?) antes de seguir para a China, escondendo lucros do tesouro local. O discurso global de ESG está perdendo credibilidade.

MOPENEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *