História do MOPECONTROLㅤㅤ

Em 2013 fomos convidados pela NXGOLD (Ouro, MS), do grupo Caraíba, pelo então diretor Aristeu Braz e sob a coordenação técnica de Antônio Luis Moutinho (hoje Gerente Geral), com o objetivo de desenvolver e implementar um sistema de gestão operacional simples que permitisse orientar a equipe técnica da usina e melhorar os indicadores de produção, e assim melhorar os resultados de desempenho metalúrgico.

Inicialmente, 17 indicadores de operação foram considerados para a gestão no sistema. Este número subiu para 29 indicadores, depois de avaliação e discussão na usina. Finalmente, quase 80 indicadores de oito diferentes grupos operacionais foram incluídos nesta primeira versão do MOPECONTROL.

Após a implantação e utilização da ferramenta, a equipe de NXGOLD, com apoio do MOPECONTROL, conseguiu elevar a recuperação de Ouro da usina para níveis bastante satisfatórios, no final do mesmo ano de 2013. Os ganhos foram superados gradativamente pela equipe de NXGOLD e hoje em 2022, a planta já controla mais de 140 indicadores pelo MOPECONTROL.

Foto 2013: Na entrega do serviço. Na beira do rio das mortes, que passa pela cidade de Nova Xavantina (Leandro Andrade, no fundo – automação, Cristiano Felisberto, na esquerda – Controle Operacional, Alexis a direita.

Inicialmente pensado como um produto, o MOPECONTROL evoluiu para uma solução em Engenharia de Processos Minerais com apoio integrado de TI/TA, no formato de licença mensal e compatível com a necessidade do Cliente. No início de 2021, a MOPE e a NXGOLD evoluíram para esse novo modelo de negócio e agora a NXGOLD dispõe de um serviço de acompanhamento remoto permanente de especialistas da MOPE para suporte e evolução contínua da plataforma. Nas palavras do Cícero Vicente da Silva, Analista de TI na NXGOLD, essa evolução trouxe diversos benefícios:

“O MOPECONTROL foi uma evolução muito grande para a unidade da NXGOLD em Nova Xavantina. Em nossa empresa, os apontamentos de automação como o acompanhamento do processo, eram todos feitos através de planilhas. Com o surgimento da parceria com a MOPE, passamos a ter acesso aos dados em tempo real e o pessoal da diretoria e gerência começaram a gostar do que estavam vendo, o que estava acontecendo realmente na planta.

Com o tempo, fomos evoluindo e passamos para a segunda fase da parceria, que passou a ter suporte remoto, o que facilitou bastante nosso trabalho do dia a dia, com a equipe da MOPE nos auxiliando sempre com prontidão. É uma parceria que deu certo e só tenho a agradecer à equipe da MOPE e gostaria de dizer que a NXGOLD está muito contente com essa parceria.

Queremos continuar evoluindo junto com vocês!”

O MOPECONTROL segue em constante evolução, acompanhando as demandas dos clientes e de novas tecnologias de mercado que possibilitem agregar valor ao sistema e, consequentemente, melhor suporte ao processo de gestão da planta. A atual versão conta com módulos com painéis de BI que ajudam gestores na tomada de decisão, interface com automação da planta gerando indicadores em tempo real para os operadores, além de módulos que operam na nuvem aumentando a segurança e disponibilidade da ferramenta. O MOPECONTROL é uma plataforma que dá suporte aos mais variados níveis de gestão em uma planta de beneficiamento mineral.

“Antes da implantação do MOPECONTROL, todo o nosso acompanhamento de indicadores de processo era feito com planilhas de Excel. Como eram várias planilhas, as informações divergiam, o que ocasionava retrabalho devido à necessidade constante de conferências. Com o MOPECONTROL o retrabalho praticamente acabou, porque centralizou todas as informações em um só lugar, facilitando o acesso aos dados de forma confiável.

O MOPECONTROL é utilizado por diversos setores da empresa no dia a dia, da planta à mina. Plantonistas e gestores recorrem a ele para reuniões, conferência de dados para fazer mapeamento de todo o processo. São poucas as áreas que não utilizam o MOPECONTROL.

Destaco ainda o excelente serviço de suporte prestado pela equipe da MOPE, com atendimento em primeira mão, dando apoio a tudo o que precisamos. O MOPECONTROL trouxe um ganho exponencial do ponto de vista da automatização de alguns indicadores importantes e do suporte constante da MOPE. Tivemos uma melhora significativa em termos de acessibilidade e segurança nos dados entre os turnos, além do alinhamento das equipes de automação da NXGOLD com a equipe da MOPE, o que facilita muito nosso trabalho no dia a dia.”

Kascielle Amorim Braga – Analista de Gestão e Qualidade na NXGOLD

O sistema é tão robusto e confiável que, lamentavelmente, não precisamos mais voltar para essa linda cidade e visitar a planta. Hoje atuamos de forma remota, com comunicação direta com a equipe da NXGOLD responsável pela gestão operacional e de processos.

Atualmente, o sistema é capaz de ser configurado e customizado de acordo com a unidade operacional em poucos dias. Trabalhamos de forma remota com o auxílio da equipe de TI/TA local e sem custo de investimento. 

Para maiores informações e solicitar a sua avaliação, entre em contato através do link abaixo:

www.mopecontrol.com

MOPENEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *