Fórum Voces Minerasㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Fui convidado e participei (como ouvinte) na quarta-feira, 26 de agosto, do Fórum do grupo Voces Mineras:Escenario económico en Chile y el aporte de la minería – Rol de Codelco y de la minería privada. Boa iniciativa do grupo VM, associação comercial que pretende contribuir, desde a vasta experiência e conhecimento dos seus membros, para a valorização e desenvolvimento da mineração. Na plataforma Zoom, o fórum contou com apresentações de excelente nível.

José Pablo Arellano (ex-presidente da Codelco e ex-Ministro de Estado) contribuiu ilustrando cenários para uma eventual retomada e recuperação econômica do Chile após a pandemia e a forma como a mineração tem enfrentado e continuará enfrentando essa situação. Ao cenário de “retorno seguro” esperado por Arellano, faltou agregar algumas características do “novo normal” que surgirão após esta crise, onde muitas situações poderiam ser exploradas, como o home-office e o maior controle remoto nas fábricas.

Hector Espinoza (ex Codelco) deu um verdadeiro show de informações – com o apoio do PowerPoint (esperamos que este material seja distribuído aos participantes) e focou sua apresentação na contribuição da Codelco para o país, considerando: a) uma história de 40 anos , b) a situação atual e ainda, c) uma interessante projeção futura. Além de mostrar a participação da Codelco em relação ao PIB e suas contribuições para o tesouro, Hector desenhou uma complexa narrativa financeira em busca de um “valor de mercado” para a Codelco, que, afetada principalmente pela queda dos teores do minério, somado ao endividamento da empresa, apontam para resultados relativamente pessimistas. Na minha interpretação, Hector parece apontar suas conclusões para uma eventual privatização da empresa (ou torná-la de economia mista).

Juan Carlos Guajardo (diretor executivo da Plusmining) apresentou interessantes tabelas e estatísticas destacando o conceito de economia mista, com as mineradoras privadas ingressando no Estado como “atores adicionais”, nas palavras de Juan Carlos. Ao final, Guajardo destaca o enorme aumento dos investimentos privados na mineração a partir dos anos 90, principalmente na mineração do cobre, deixando no ar as razões que alguns poderiam atribuir ao mérito da política econômica do governo, mas outros, como eu, pensamos que o boom mineral se deve, em essência, ao crescimento da China.

Aspectos que mais me chamaram a atenção:

• O fórum não abordou propriamente o tema “mineração”, mas deu ênfase quase total às consequências econômico-financeiras dessa atividade.

• Hector Espinoza exibiu uma imagem ilustrando a queda dramática nas qualidades nos teores dos minerais (para menos da metade, nos últimos 30 anos). Essa é, do meu ponto de vista, a principal causa real e original que gerou todos os problemas que a mineração e principalmente a Codelco estão enfrentando, e que explica as dificuldades financeiras que foram tão discutidas ao longo do fórum.

• Nesta última década, a Codelco investiu muito dinheiro em projetos estruturais e também para compensar a queda dos teores do minério, que culminou no tratamento de volumes crescentes de ganga, mas produzindo estritamente o mesmo cobre fino no final de cada ano. Como esperado, os custos aumentam e os lucros diminuem. A Codelco foi saindo gradualmente do quartil dos produtores de cobre mais eficientes do mundo.

• Sem combater a questão da queda dos teores do minério, as explicações financeiras encontravam justificativa quase que apenas no comportamento do preço global do Cobre, que é muito pouco para suportar tantas curvas, tabelas e expectativas pessimistas em relação à mineração e à Codelco, mostrado ao longo de 2 horas do fórum.

A qualidade e a experiência dos membros do grupo Voces Mineras são inquestionáveis. Por isso, recomendo com entusiasmo que organizem um novo fórum, para aprofundar o debate sobre a mineração com ênfase na real origem de seus problemas, cuja mitigação poderia alterar os efeitos meramente financeiros dos mesmos. O tema poderia ser: “Como enfrentar tecnicamente a queda dos teores do minério”. É uma sugestão.

Alexis Yovanovic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *