Fundamento

Os serviços de consultoria em processos minerais desenvolvidos pela MOPE têm a sua fundamentação teórica baseada no MODELO OPERACIONAL, um compêndio de engenharia de processos de autoria do engenheiro chileno Alexis P. Yovanovic que vem sendo desenvolvido no Brasil desde 1987 para diversas operações com transferência de partículas minerais. Nele se estabelece uma analogia com os processos químicos criando uma nova interpretação fenomenológica para a transferência entre partículas minerais. O Modelo Operacional define como as partículas minerais se comportariam caso fossem moléculas, orientando-as sempre pelo caminho mais curto, assim como o GPS para um motorista.

Os dois livros de Engenharia de Processos sobre o Modelo Operacional estão disponíveis para download gratuito.

Engenharia_da_Cominuicao_e_Moagem_em_Moinhos_Tubulares

“Engenharia da Cominuição e Moagem em Moinhos Tubulares”, ISBN 85904718-2-9. (2006)

Donwload.

Engenharia_da_Concentracao_de_Massa_por_Flotacao

“Engenharia da Concentração e Massa por Flotação – Volume 1: Fundamentos da Flotação”, ISBN 85.904718-1-0. (2004)

Donwload.

Nossos Serviços

Concentração Seletiva

Atualmente os minérios vêm se apresentando cada vez mais pobres e difíceis de beneficiar. Isso acontece tanto nos novos projetos como nas usinas em operação. Ao beneficiar o minério mais pobre da forma convencional, consome-se mais energia, água, corpos moedores, reagentes e etc., pois trata-se cada vez mais ganga, o que gera maior quantidade de rejeitos finos. Também, eleva-se o CAPEX e OPEX.

A MOPE desenvolveu técnicas originais de CONCENTRAÇÃO SELETIVA que culminam na melhor rota de processos, tanto para novos projetos como para otimizar usinas em operação. O próprio minério nos indica a sua potencialidade. Normalmente há um bom minério dentro do ROM, mas é necessário descobri-lo descartando quanto antes o excesso de ganga e enriquecendo seletivamente o fluxo (pré-concentração) antes deste chegar até as operações mais onerosas da usina. Ainda, o meio ambiente agradece!

MOPECONTROL

Como resultado do desenvolvimento de vários projetos, ao longo dos anos, a MOPE desenvolveu procedimentos e estratégias de suporte à gestão Operacional e à Engenharia de Processos que, junto com operação assistida e treinamento, utiliza informações disponíveis na usina (-manual/online) para levar controle ao chão de fábrica, estabilidade à operação e segurança ao Ambiente Corporativo.

O serviço de consultoria da MOPE culmina num sistema totalmente customizado à realidade da usina: O MOPECONTROL, que faz a interface entre a modernidade de TI/TA disponível e a realidade da operação, utilizando conceitos de processos e simulações baseados no Modelo Operacional para orientar a melhoria contínua na planta, o que o torna único no mercado. Atuando em diversos níveis da empresa, o MOPECONTROL traz a segurança de ter a usina em suas mãos.

Inteligência de Processos é o conhecimento maduro apoiado pela tecnologia disponível!

Engenharia de Processos

A MOPE trabalha em parceria com o cliente realizando estudos aprofundados na fase de engenharia conceitual, antes de avançar com grandes projetos.

Com a atual tecnologia de beneficiamento uma maior quantidade de rejeitos é gerada para produzir a mesma quantidade de concentrado. A MOPE procura sempre a melhor solução dentro do contexto atual, caracterizado por minérios mais complexos e de baixo teor, falta de água, alto custo com energia e demandas ambientais. Os conceitos desenvolvidos pela MOPE orientam sempre para a melhor rota de processos, com máximo desempenho metalúrgico, reduzido CAPEX/OPEX e com mínima geração de rejeitos finos. Somos responsavelmente criativos.

Otimização de Usinas

Influenciadas pela oscilação das características dos minérios alimentados, pressão por uma operação contínua e sem falhas e necessidade de redução permanente do OPEX nas usinas em operação, muitas empresas necessitam obter respostas e soluções para problemas operacionais num curto espaço de tempo e ainda com pouca disponibilidade de recursos financeiros.

A MOPE compreende estas necessidades e, a partir de um diagnóstico especialmente feito com nossas ferramentas de avaliação (MOPETOOLS), oferece soluções práticas, de baixo custo, rápida execução e resultados surpreendentes.