O Modelo Operacional

O MODELO OPERACIONAL é um compêndio de engenharia de processos que vem sendo desenvolvido por Alexis Yovanovic desde 1987 para diversas operações mecânicas de beneficiamento mineral. Nele se estabelece uma analogia com os processos químicos criando uma nova interpretação fenomenológica para a transferência entre partículas minerais. O Modelo Operacional define como as partículas minerais se comportariam caso fossem moléculas, orientando-as sempre pelo caminho mais curto, assim como o GPS para um motorista.

Em 2004 foi editado o primeiro livro da série de engenharia sobre o Modelo Operacional: “Engenharia da Concentração de Massa por Flotação, Volume 1: Fundamentos da Flotação” (ISBN – 85-904718-1-0), o qual foi distribuído em diversos círculos acadêmicos e científicos em geral, principalmente no Brasil e Chile. Em 2006 foi editado o segundo livro: “Engenharia da Cominuição e Moagem em Moinhos Tubulares” (ISBN – 85-904718-2-9). A partir de 2006, o Modelo Operacional parte também para o desenvolvimento final dos sistemas avançados de controle otimizante para diversos processos de beneficiamento mineral.

A partir de 2007, a MOPE começa a direcionar com base na CONCENTRAÇÃO SELETIVA os seus trabalhos de pesquisa metalúrgica, desenvolvimento de rota de processo e a otimização de operações industriais, inclusive mediante alternativas de rearranjo. A CONCENTRAÇÃO SELETIVA é uma técnica original e de grande sentido prático onde convergem todos os conceitos desenvolvidos pela MOPE ao longo destes anos e que orientam sempre para a melhor rota de processos, mínimos CAPEX e OPEX e mínima geração de rejeitos finos.

Clique abaixo para fazer o download de uma versão grátis do MOPETOOLS, a ferramenta de simulação e cálculos utilizada pela MOPE.

Donwload