Moagem em Moinhos Tubulares – Parte lV

IV. TESTES E ESCALONAMENTO INDUSTRIAL

Relacionando o minério ao equipamento, podemos citar os seguintes testes mais comuns: O teste de Bond para calcular o BWi – Bond Work Índex, em escala de bancada; o teste piloto para determinar o “net-power” em projetos de moagem SAG (atualmente com baixo prestígio, depois de comprovados fracassos no scale-up de dezenas de moinhos SAG) e o teste piloto que determina o Wio – Work Índex Operacional, que calcula o índice de consumo energético relacionado a condições operacionais reais, em escala piloto.

Visando caracterizar a fragmentação do minério é utilizado frequentemente o DWT – Drop Weight Test, independentemente do equipamento e das condições operacionais. Este método se baseia na premissa de que as partículas geradas são idênticas a aquelas originais (minério homogêneo).

Problemas Comuns em Minérios Brasileiros

  • Os minérios mais comumente beneficiados no Brasil são secundários (alterados) e ainda, muito heterogêneos na sua distribuição mineralógica. As metodologias globais de dimensionamento comumente utilizadas não são úteis para os minérios muito heterogêneos, onde a característica do fragmento é muito diferente da rocha original que lhe deu origem. 
  • Pela pouca “competência” dos minérios locais para produzir a sua auto-cominuição, entre outros diversos fatores, a implantação de moinhos SAG no Brasil tem sido um sério equívoco. (dois trabalhos – SAG: Acabou o Mito? partes 1 e 2 – foram publicados na revista Minérios: No 290 Set/Out 2006 e No 295, Maio 2007).
  • Para a moagem convencional, diversos projetos brasileiros que procuram no teste de Bond (BWi) a solução do seu escalonamento industrial ficam perplexos ao perceber que “n” testes geram “n” valores muito diferentes de BWi. Qual utilizar? O valor do BWi não é constante segundo Bond? Vários colegas tem nos consultado sobre este mesmo assunto e alguns desses casos são citados em textos anexos a esta introdução.

Problemas do Escalonamento Industrial

As dificuldades do modelo de Bond para dimensionar moinhos de diferentes tamanhos ou condições operacionais, foram compensadas (apenas para minérios homogêneos e condições padrão de moagem) por Rowland C. (1980). Esse autor criou uma série de fatores de correção, chamados: fatores de “eficiência”, os quais também estão hoje fora da realidade.

Ao mudar as condições “padrão” de Bond podemos observar que existem condições operacionais que poderiam alterar significativamente o consumo específico de energia, e isso poderia já ser observado em laboratório com teste piloto relativo ao Wio (Work Índex Operacional). Na Figura abaixo se ilustra, em números estimados pela MOPE, a diferença de consumo esperado na escala industrial a partir de um determinado valor de BWi. O circuito aberto de moagem (moagem seletiva) é o mais eficiente energeticamente e, ainda, o que produz maior seletividade no produto.

Conclusões e Recomendações

  • SAG – Não recomendamos para nenhum novo projeto
  • Um moinho consome anualmente em bolas, um custo (OPEX) equivalente ao preço (CAPEX) do próprio moinho.
  • Execute os testes de moagem convencional em escala piloto contínua e determine o Wio (Work Index Operacional). O Wi de Bond BWi não serve para a grande maioria dos minérios.
  • Conheça melhor o seu minério. Teste a fragmentacção em britador de impacto e observe a granuloquímica da descarga.
  • Faça o teste nas condições mais seletivas possíveis.
  • Tente a pré-concentração – examine a granuloquímica do fluxo de descarga do moinho, operando em forma seletiva, e verifique essa possibilidade. A utilização de peneiras de alta frequência tem sido bem aceita em diversos novos projetos.
  • Um bom dimensionamento de moagem, seguido de pré-concentração, pode trazer reduções entre 30 a 40% do CAPEX e do OPEX geral de uma usina de beneficiamento.
  • Os moinhos (e em geral os equipamentos de mineração) são um ativo da empresa, mesmo depois de exaurida a jazida. Esse ativo vale muito mais se o equipamento for de tamanho padronizado e de fácil adaptação em novos projetos.
  • Faça uma re-avaliação do seu projeto ou usina, na área de moagem.
  • A moagem, desde 1907, continua sendo desconhecida para os pesquisadores, uma arte para os operadores e um bom negocio para os fabricantes.

Seguem abaixo algumas publicações especificas de minha autoria sobre testes e escalonamento industrial.

Responderemos a perguntas dos assinantes do MOPENEWS e estamos a disposição para implementar as melhores soluções para os circuitos de moagem de qualquer empresa interessada.

Alexis Yovanovic

Série: Moagem em Moinhos Tubulares

Editoriais anteriores:

MOPENEWS

Agregar un comentario

Su dirección de correo no se hará público. Los campos requeridos están marcados *