Mineração, uma atividade nascida para unir          

Há algumas semanas aconteceu um acidente fatal que destruiu parte do sistema de embarque de pellets (ship loader) da maior mineradora de ferro chilena na cidade de Huasco. A estimativa para reparação do problema superava 12 meses, segundo levantamento feito até aquele momento. Como a MOPE está já há alguns meses desenvolvendo projetos de otimização operacional nesta mineradora, logo após o acidente fomos contatados para orientá-los, uma vez que o Brasil é reconhecidamente líder na área de minério de ferro.

Como é sabido, a Samarco possui equipamentos e know-how na área de embarque de pellets, por isso, não hesitamos em contatar o Rodrigo Vilela (CEO da Samarco) que imediatamente nos colocou em contato com os maiores especialistas desta área. Em menos de três dias os colegas da Samarco já estavam no Chile visitando as instalações e orientando às equipes chilenas.

Hoje, depois desta valiosa ajuda, o sistema de embarque está caminhando para voltar a operar em poucos meses. No Chile não ficou apenas a gratidão, mas também um grande respeito profissional pelos colegas da Samarco. Em nós, envolvidos diretamente nesta ação, ficou uma sensação reconfortante de otimismo e solidariedade na mineração. A Samarco provou ser não somente líder em sua área, mas também um exemplo de empresa parceira disposta a compartilhar conhecimento.

Divido com vocês esta história como uma mensagem emblemática de que a mineração depende em muito do nosso esforço e solidariedade. A Samarco deve ser respeitada pelo que foi e pelo que voltará a ser. Com o apoio da comunidade e da mineração em geral, tenho certeza que ela também se superará e em breve poderão também sentir, como nós sentimos neste episodio, que a mineração é uma atividade nascida para o bem da sociedade e que vem para nos unir, nunca dividir.


Alexis Yovanovic

Agregar un comentario

Su dirección de correo no se hará público. Los campos requeridos están marcados *