Mineração na chuvaㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

As intensas chuvas que afetaram Bahia e Minas Gerais, importantes estados mineradores do Brasil, colocam em evidencia a fragilidade da mineração nestas regiões. Por exemplo, apesar de todas as medidas técnicas de segurança em relação à destinação de rejeitos filtrados, períodos chuvosos como os recentemente vividos na região, indicam que a mera opção de filtragem poderia não ser a solução definitiva para o problema geral (que vem aumentando através dos anos) da destinação final dos rejeitos da mineração.

Os rejeitos aumentam com a queda no teor dos depósitos, tornando necessário beneficiar maior quantidade de minério (ROM) para produzir a mesma quantidade de produto concentrado. Por sua parte, particularmente em mineração de ferro, estes rejeitos vão ficando mais finos na medida em que se caminha para a produção de Pellet Feed, onde a tendencia geral tem sido de moer finamente e flotar tudo o que vem da mina, ainda com elevados custos de energia, corpos moedores e reagentes, principalmente.

As mineradoras não podem continuar ignorando isso.

Concentração seletiva.pdf

Concentración Selectiva.pdf

VII. CONTROLE OPERACIONAL MOAGEM

Durante a próxima semana retomaremos a parte VII da série sobre Moagem em Moinhos Tubulares, onde discutiremos o controle operacional.

l. INTRODUÇÃO
ll. O NOVO CONTEXTO FENOMENOLÓGICO DA MOAGEM
lll. MODELAGEM E SIMULAÇÃO
lV. TESTES E ESCALONAMENTO INDUSTRIAL
V. ENGENHARIA DA MOAGEM
Vl. OPERAÇÕES INDUSTRIAIS DE MOAGEM
Vll. CONTROLE OPERACIONAL DA MOAGEM
Vlll. CONTROLE AUTOMÁTICO DE CIRCUITOS DE MOAGEM

Espero que todos tenham tido uma boa passagem de ano e, neste 2022, estamos com as energias renovadas para continuar lutando por uma nova mineração, que rompa com diversos paradigmas do passado e enxergue a enorme potencialidade de melhoria que existe latente dentro dos depósitos das operações vigentes e em novos projetos de beneficiamento mineral, aguardando para emergir. Trata-se tão somente de entender que existe um minério rico e bom, fácil de beneficiar, escondido nas rochas do ROM, mas que vem sendo submetido integralmente a complexas operações unitárias, até convertê-lo em mero rejeito. A Concentração Seletiva é a nossa proposta e estaremos levando incansavelmente até vocês.

Alexis Yovanovic

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published. Required fields are marked *