Froth Flotation – Parte IIIㅤㅤㅤㅤ

INTRODUÇÃO

Anos atrás foram avaliados alguns testes de moagem (batch) para conferir o P80 para flotação de minério de Ouro. O material foi moído em quatro tamanhos (P80) e os teores de alimentação e concentrado e o %massa concentrada, são resumidos abaixo. Qual é a melhor condição de P80?

Para melhor compreensão dos leitores do MOPENEWS, citamos abaixo a publicação feita no Centenary of Flotation Symposium (junho de 2005, Australia), de Alexis em parceria com o saudoso colega Maurício Drummond:

Flotation as an Operation of Macromolecular Mass Transfer

PARTE III (RESPOSTAS)
Usando o simulador de desempenho metalúrgico da MOPE (mostrado em edição anterior deste newsletter) é obtido o índice de seletividade BETA para cada condição testada.

Para avaliar condições diferentes de flotação foi criado o software COMPARAFLOT, tanto para a flotação direta como inversa (ex., sílica para concentração de minério de ferro). Nos resultados abaixo se confirma o melhor P80 em 138 µm.

Havendo um tempo mínimo de flotação, o desempenho metalúrgico perde relação com o tempo (ou cinética de flotação) e a melhor relação entre o desempenho está em comparar a Recuperação Metalúrgica de cada condição avaliada, com base em similar proporção de massa flotada. Para a mesma proporção de massa flotada (no caso, para exemplificar, a razão de concentração de massa é ajustada para 10), se observa que a moagem a 138 um apresenta a melhor seletividade (curva mais alta, ou seja, com maior recuperação para a mesma massa flotada). Esta situação poderia melhorar com a moagem seletiva, que permitiria a mesma ou melhor liberação do Ouro com maior P80 geral.

O cadastramento das condições testadas, assim como outras diversas, para vários tipos de minério, diferentes usinas industriais comparadas, etc. são guardados no arquivo do programa COMPARAFLOT para futuras comparações.

EXERCICIO PARA A PRÓXIMA SEMANA

A flotação de SiO2 para concentração de minério de ferro é um pouco mais complexa, tanto pelo fato de que ela é “inversa”, ou seja, é analisada a seletividade da flotação de SiO2 e, ainda, devido a que os resultados comerciais esperados da concentração e de qualidade do concentrado são para o minério de ferro afundado.

Vejamos como exemplo dois testes de flotação, alterando reagente, para minério similar:

  1. Alimentação: 35%SiO2 e 38%FeT;

Espuma flotada: 55%SiO2
Afundado: 4%SiO2, 66%FeT

  1. Alimentação: 35%SiO2 e 38%FeT;

Espuma flotada: 50%SiO2
Afundado: 2%SiO2, 67%FeT

PERGUNTAS

1.Qual foi a seletividade (BETA) da flotação de SiO2 para cada teste;

2.Qual foi a recuperação metalúrgica do FeT e a % massa de concentrado de ferro (afundado) em cada teste;

3.Qual seria a recuperação metalúrgica de FeT e a % massa concentrada de minério de ferro para cada teste se ambos produtos obtivessem 1,5%SiO2 (set-point) no afundado.

Edições anteriores:

Froth Flotation – Parte I

Froth Flotation – Parte II

Referencias

Modelo Operacional and Computacional Intelligence: A New Approach to Mineral Processing Optimization – APCOM 2007

Controlando a Planta em Tempo Real (2006-05)

MOPENEWS

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published. Required fields are marked *