Cadeia de fornecedores da mineração na pandemia

Acompanhamos o webinar realizado pela revista Brasil Mineral que abordou o tema “Cadeia de fornecedores da mineração e a pandemia“. Abaixo um resumo dos principais pontos debatidos no encontro.

Participantes:

Francisco Alves – Revista Brasil Mineral – Mediador

Rodrigo Oliveira – Presidente da Câmara de Cimento e Mineração da ABIMAQ e Diretor da Semco

Marcelo Motti – Presidente Metso-Brasil

João Luíz de Carvalho – Presidente Geosol

Jorge Davo – Gerente Regional Soluções para Mineração BASF (Chile)

Porfírio Cabalero – Diretor GE21

Impactos diretos da pandemia

Redução da Mobilidade;

Necessidade de adequação da operação;

Redução no Fluxo de caixa;

Redução da quantidade de obras;

Reuniões remotas se tornaram rotina;

Garantia de atendimento por meio virtual;

Adequação na gestão de pessoas;

Impacto na carteira de clientes

Na Metso houve um aumento na demanda de equipamentos e serviços para a área de mineração e aumento de 30% na contratação de mão de obra. Crescimento na demanda de tecnologias para monitoramento remoto.

O distanciamento não é empecilho para a comunicação acontecer;

Projetos de curto prazo foram paralisados; médio e longo prazo continua;

Empresas que trabalham com descomissionamento de barragens tiveram aumento no volume de trabalhos;

Algumas empresas fornecedoras receberam antecipação de recebíveis por parte de alguns clientes;

Poucos cancelamentos, alguns adiamentos;

A classificação da mineração como atividade essencial ajudou a mitigar o impacto da pandemia;

Incerteza para tomada de decisões;

Paralisação de 30% de obras ativas na área de prospecção mineral e 90% de projetos;

Revisão de processos para continuação de operações básicas; Envolvimento das pessoas nas adaptações de forma colaborativa. Mudanças não foram feitas via decreto;

Monitoramento da cadeia de suprimentos fazendo mapeamentos para garantir a continuidade de fornecimento e aumento de estoque de segurança, principalmente em regiões com represamento de fluxo logístico;

Restrições de viagens (principalmente aéreo) para trabalhos de campo teve impacto negativo, principalmente na área de geotecnologias, manutenção, exploração mineral, etc;

Infraestrutura digital em alguns locais é limitada e impede a implantação de sistemas modernos, o que serve como um ponto de partida para o desafio de acelerar o processo de informatização em locais remotos;

Impactos na produtividade

Restrições internas de viagens e entrada nos sites de clientes, exceto para trabalhos essenciais e de urgência;

Treinamentos totalmente on line;

As diversas restrições impostas pelo contexto do Covid-19 tendem a acelerar o processo de digitalização das empresas;

A digitalização se torna pilar da estratégia corporativa de algumas empresas;

A pandemia tem um efeito catalisador para a digitalização das operações e processos, principalmente monitoramento remoto em virtude da necessidade de isolamento;

Necessidade de aculturamento e amadurecimento para facilitar a incorporação de soluções digitais nos processos internos das empresas;

No Chile se observam esforços em melhorar a produtividade, com destaque para BHP no primeiro trimestre de 2020.

Pós-pandemia

Adaptação ao novo para encarar as mudanças e a necessidade de melhoria no armazenamento, gestão e tráfego de dados.

Potencializar a utilização de tecnologias que já se encontravam disponíveis e tinham o uso restrito;

Aperfeiçoamento de tecnologias e o surgimento de novas, além da mudança de cultura frente às novas de formas de trabalho que, anteriormente à crise, sofriam maior resistência para serem implementadas;

Aceleração da automação dos processos produtivos,

Novo ciclo de investimento em automação e controle;

Maior interação por meio virtual;

Confiabilidade passa a ser é um ponto crucial para a entrega de soluções eficientes;

Necessidade de operação mais moderna e infraestrutura que permita tornar isso uma realidade;

Capacitação para a transição dessa nova realidade;

Visão otimista para um ciclo virtuoso de crescimento após a crise;

Fortalecimento do relacionamento com o cliente a partir do maior convívio “olho no olho” permitido pelas reuniões remotas;

MOPE NEWS

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