Moagem em Moinhos Tubulares – Parte VII

VII. CONTROLE OPERACIONAL DA MOAGEM

Continuando esta série:

l. INTRODUÇÃO
ll. O NOVO CONTEXTO FENOMENOLÓGICO DA MOAGEM
lll. MODELAGEM E SIMULAÇÃO
lV. TESTES E ESCALONAMENTO INDUSTRIAL
V. ENGENHARIA DA MOAGEM
Vl. OPERAÇÕES INDUSTRIAIS DE MOAGEM
Vll. CONTROLE OPERACIONAL DA MOAGEM
Vlll. CONTROLE AUTOMÁTICO DE CIRCUITOS DE MOAGEM

Ao longo dos capítulos anteriores fomos ilustrando, de forma resumida, a visão fenomenológica da MOPE em relação a muitas operações unitárias de beneficiamento mineral (Modelo Operacional, que dá o nome a nossa empresa) e foram descritos os procedimentos para estudar, modelar, simular, testar e projetar circuitos de moagem. O contexto da moagem em moinhos tubulares se condensa em três subsistemas: a relação de Alimentação/Produto (F80, P80, outros aspectos); a aplicação de energia (Wi, diâmetro do moinho, velocidade de rotação, enchimento de corpos moedores, etc.) e o transporte do minério, em fase polpa, dentro do circuito (% sólidos, classificação, carga circulante, tempo de residência, etc.). Estes subsistemas são “pivotados” mediante o “Índice de Cominuição – IC”, desenvolvido pela MOPE.

A MOPE simula e acompanha circuitos de moagem para Clientes, de forma remota, através do nosso sistema MOPECONTROL. Por esta razão, mostraremos a vocês de forma prática a nossa solução técnica, evitando repetir teorias já expostas em capítulos anteriores. Abaixo, segue um exemplo de simulação executada pelo nosso programa OPERAMILL.

Mediante o MOPECONTROL (Sistema de gestão operacional remota, da MOPE) são recebidas todas as informações disponíveis na planta, para cada grupo operacional ou operação unitária dentro do circuito da empresa cliente. No caso da moagem e da flotação, além de contar com o registro e avaliação de KPIs em cada turno (fechamento do turno com um único clique), o sistema traz o controle operacional online, cujo acompanhamento de balanço pode ser simulado e observado remotamente, inclusive em tablets ou celulares, assim como a evolução de determinados KPIs mediante acompanhamento em Power BI.

Deste modo, a MOPE acompanha e assessora aos técnicos das usinas conveniadas conosco, remotamente e em tempo real, a partir do nosso escritório em Belo Horizonte.

Como se fosse um GPS para motorista de aplicativo, entregamos aos operadores um tipo de “GPS” operacional para a moagem (e para a flotação). O serviço de consultoria da MOPE é auxiliado pela nossa ferramenta (MOPECONTROL), a qual é implementada remotamente. Esta consultoria é cobrada mensalmente durante o período que o Cliente desejar.

No capítulo final discutiremos o controle automático.

Alexis Yovanovic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *