Froth Flotation – Parte VIIㅤㅤㅤ

OPERAÇÕES INDUSTRIAIS/CIRCUITO DE FLOTAÇÃO

O contexto geral da concentração de massa por flotação é bastante amplo:

Como foi visto até agora, a curva de seletividade (R = ALFA*Rcm^BETA) vai se alterando a todo instante por conta dos distúrbios de entrada, como por exemplo: tipo de minério; P80/liberação; teor de alimentação; ambiente químico da flotação natural (Rougher); % sólidos e etc.

Considerando que a flotação natural está predefinida com base nas melhores condições químicas e de liberação estudadas no laboratório, a Curva de Seletividade se altera a cada conjunto de dados de entrada (teores de alimentação, concentrado e rejeito), apresentando em forma dinâmica uma curva onde a ação operacional deverá transitar, na procura do setpoint.

Aparece então a flotação real, que considera o circuito completo e a obrigação de obter um concentrado com determinada qualidade e desempenho metalúrgico. A flotação real age movimentando massa, seja “suavizando” ou “acelerando” o circuito, movimentando o ponto de operação à esquerda (acelerando) ou à direita (suavizando) dentro da Curva de Seletividade daquele instante, mediante a manipulação das válvulas de nível de interface dos bancos, a dosagem de ar e a dosagem de espumante. A MOPE já desenvolveu sistema de otimização manual para usina de concentração de minério de Cobre que tinha 98 pontos de controle (somando válvulas, pontos de adição de ar e de espumante).

Cada circuito possui uma determinada Equação de Continuidade, onde o desempenho metalúrgico (R) é representado em função do desempenho individual de cada etapa interconectada (Rt = f[R1, R2, ….Rn]). Deste modo, é definido o algoritmo de otimização que aponta para manter determinados bancos de flotação em R máxima, outros em R mínima e, o mais importante, reduzindo radicalmente a quantidade de pontos de controle, onde o operador (ou nosso sistema de controle) “opera”, manipulando estas poucas e especiais variáveis para acelerar ou suavizar o circuito, apontando para a qualidade desejada. Ao trabalhar desse modo, é garantido o máximo desempenho metalúrgico para a mesma qualidade do concentrado e, ainda, a mínima dosagem de reagentes. As partículas minerais são transportadas pelo caminho ótimo, assim como as moléculas o fariam, ou assim como um taxista honesto atravessaria uma grande cidade.

A MOPE executa diagnósticos para circuitos industriais de flotação e implementa sistemas avançados de otimização e controle de acordo com a necessidade do cliente (tamanho e complexidade), primeiramente manual, com indicação de ações de controle ao operador a cada instante (como um GPS ao motorista do taxi), ou totalmente automático, se o Cliente requerer e houver condições para isso (instrumentos, rede, etc.).

O nosso sistema de gestão operacional de usinas, MOPECONTROL, inclui o acompanhamento online e remoto de algumas operações dos nossos Clientes, inclusive pelo celular, como ilustrado na fotografia abaixo:

Responderemos a dúvidas dos nossos assinantes e estamos à disposição para implementar as melhores soluções para o circuito de flotação de qualquer empresa interessada.

Em breve iniciaremos uma coletânea referente a dimensionamento, simulação e otimização de moinhos tubulares.

MOPENEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *