notícias
28/08/2013
Moinhos Usados - MOPE abre espaço inédito para redução de CAPEX

Belo Horizonte, 28 de agosto de 2013.

MOINHOS DE BOLAS

Como é de conhecimento geral, a MOPE é uma empresa consultora especializada em processos minerais. Particularmente, nas operações de moagem, além do livro publicado por Alexis alguns anos atrás (“Engenharia da Cominuição e Moagem em Moinhos Tubulares"), a MOPE desenvolve sistemas avançados de controle, inclusive em tempo real para esta operação, além de simuladores para scale-up, desde testes em escala piloto, até o dimensionamento e a otimização operacional de moinhos em operação.

Por outro lado, é sabido que o moinho é um equipamento industrial que nas usinas de mineração envolve elevado CAPEX e, já em operação, entre 40 a 50% do custo operacional de uma usina de beneficiamento.

Agregamos a isso que estes equipamentos, depois de passado o primeiro ano (ou até a primeira troca de revestimentos), já demonstram se estão bem ou mal construídos. Um moinho que já passou desta fase, poderá operar dezenas de anos sem nenhum problema. Ainda, temos que os novos projetos de mineração são de curta vida útil (relativamente), entre 10 a 12 anos, por regra geral. Sendo assim, o moinho é um ativo valioso, mesmo depois de anos de uso. Conhecemos diversos casos de compra-venda de moinhos usados entre mineradoras brasileiras.

Considerando os argumentos anteriores e, ainda, com base na solicitação de alguns colegas, a MOPE abre um espaço no seu site e neste MOPE NEWS para que possam ser oferecidos moinhos usados ao mercado e/ou para que usinas existentes ou novos projetos possam manifestar a sua necessidade. O contato será direto entre os interessados e exigimos não comentar valores nem condições neste veículo de informação. Não participamos do negócio, mas apenas damos condições para colaborar neste comércio.

A empresa DEDINI, a maior fabricante nacional de moinhos, manifestou a sua expertise e interesse em reformar moinhos usados, como de fato já o tem feito em outras ocasiões, de modo que o eventual comprador terá a oportunidade de uma luxuosa ajuda na reforma e montagem. A MOPE tem condições de calcular o desempenho de um determinado moinho nas novas funções e com o novo minério, assim como poderá colaborar futuramente, como consultora, no seu funcionamento otimizado. Ainda, podemos implantar o sistema avançado de controle (OPERAMILL, desenvolvimento original da MOPE).

Estabelecidas as primeiras normas deste “mercado”, segue abaixo uma boa oferta de dois moinhos:

 

Moinho 01: de 9’ x 12 ‘, motor de 404 kW (550 CV)

Moinho 02: de 8’ x 11’, motor de 440 kW (600 CV)

 

Oferecidos por: Mundo Mineração Ltda. / e-mail de contato: gary.stephens@mundominerals.com.br

Obs: A imagem utilizada é meramente ilustrativa, não correspondendo a nenhum dos moinhos anunciados.

 

MOPE - Processos Minerais

Copyright ©2012 - MOPE
Design by Erick Fontes