O novo normal da mineraçãoㅤ

Nem sempre situações excepcionais contribuem para evoluirmos até um “novo normal”. Geralmente, perante uma goteira no teto da casa as pessoas resolvem não consertar naquele momento porque “está chovendo” e, passada a chuva, elas não consertam o teto pois “não é mais preciso”, e esquecem do assunto.

Recentes tragédias com barragens de rejeitos não foram suficientes para acordar com um “novo normal”, corrigir a rota de processos e enfrentar os baixos teores de alimentação acabando com a velha prática de “mói tudo e flota tudo”. Assim como o exemplo anterior, apenas são colocados mais baldes para conter as goteiras e filtros para secar o estrago.

Na pandemia do COVID19, o que se observa na reação da comunidade mineral, mesmo que nunca mais ocorra algo similar, é que a volta das atividades terá sim à sua frente um “novo normal”. As mineradoras já sentiram o gosto das inúmeras vantagens de trabalhar em home office no ambiente familiar; das horas diárias poupadas de ida e volta ao trabalho e de não ter que vestir roupa de astronauta para entrar a toda hora na usina (para ver algo que poderia enxergar da tela do seu notebook em casa), do valor real da automação, mesmo que com redução eventual ou deslocamento de funcionários para outras frentes de operação, dentre outras inúmeras situações.

Algumas mineradoras, com destaque para a BHP no Chile, conseguem “fazer mais com menos”, extraindo o máximo de criatividade das suas equipes e avançando no mundo digital, mesmo em plena crise, como indicam os relatórios de produção. Em recente webinar organizado pela Revista Brasil Mineral, com a participação de colegas da METSO, ABIMAQ, GEOSOL e outras empresas, trataram o tema com ênfase na chamada “pós-pandemia”, onde se apontam diversas boas saídas.

Para tornar mais rápido e eficiente este novo modelo que a comunidade mineral busca e precisa, a MOPE coloca à disposição o sistema MOPECONTROL, que traz o ambiente operacional e de processos para a tela do seu computador, em qualquer lugar do mundo onde as redes digitais o permitam.

Colocamos toda a nossa expertise e inteligência a serviço das mineradoras junto com o MOPECONTROL; em caráter de serviço de apoio personalizado para a realidade de cada área operacional; instalado e operando de forma remota em poucas semanas, com apoio da equipe do Cliente, sem necessidade de entrarmos na usina.

Conheça e experimente o “novo normal” na gestão operacional de operações industriais: o MOPECONTROL.


Apresentação:
 

MOPECONTROL – Português

MOPECONTROL – Español
 

Maiores informações: contato@modelooperacional.com.br


MOPE NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *